Os desafios das associações canábicas para levar saúde a milhares de associados são muitos. Além de enfrentar o preconceito e os injustos limites da legislação atual, para garantir remédios de qualidade a preço justo é necessário investir em uma gama de profissionais capacitados para cada etapa.
Da planta que sai do chão ao remédio na mão de cada associado, muitos trabalham diariamente para isso acontecer. Tudo começa na plantação, feita com processo agroecológico. Junto aos primeiros raios da manhã, lá estão as equipes de cultivo e colheita para tratar as plantas e o solo. O cuidado orgânico também exige o conhecimento a experiência de agrônomos e técnicos, que avaliam o desenvolvimento da Cannabis.
Tudo isto é necessário para garantir a melhor concentração e maturidade dos canabinoides. São estas plantas saudáveis que dão origem aos óleos e demais remédios. Mas não sem antes passar por processos refinados de extração e purificação. O que demanda não só equipamentos, mas o trabalho da equipe farmacêutica. Após isto, profissionais das mais variadas áreas garantem o trabalho administrativo das associações. Na dispensação dos óleos, no acolhimento de associados, entre outras atividades.
“Espero atender muito mais famílias, ajudar mais pessoas. É muito bom. Venho com disposição para salvar vidas, ajudar o próximo, que é muito importante. E nosso objetivo é ajudar cada vez mais”, conta Fernanda, da equipe de cultivo de uma das associações. O relato dela é o espírito que move o trabalho de todas as associações.
Ao todo, são centenas de empregos diretos gerados no Brasil. E outros tantos indiretamente, como na cadeia de insumos, embalagens e na alimentação dos funcionários. As fazendas de Cannabis para fins medicinais ajudam a desenvolver o potencial de regiões com vocação agrícola, além de extrair o melhor da natureza sem comprometer a qualidade da água e do solo. Ajudam a capacitar profissionais das mais variadas áreas.
O trabalho das associações não pode parar. Além de fazer bem aos associados por meio dos remédios à base de Cannabis, também garantem o emprego de centenas no Brasil. Assine o manifesto “Repense o Óbvio” e nos ajude a garantir saúde, renda e desenvolvimento econômico e social.





